30/01

Entenda qual é a diferença entre RGB, Pantone e CMYK

Categorias :

 

 

 

O modelo das cores CMYK e RGB estão por toda parte e você consegue ter contato com elas em vários lugares e situações, seja em um Outdoor impresso em uma avenida ou no monitor do seu computador.

 

 

 

 
Porém, a diferença entre os dois desperta muita curiosidade!
A resposta é muito simples, entenda:

 

 

CMYK

O modelo de cores CMYK é a combinação subtrativa (conjunto limitado utilizado para criar uma ampla gama de cores) das 4 cores predominantes para impressão, que das quais são:

“C” = Ciano, (resultante da mistura das cores azul e verde) “M”= Magenta (mistura das cores azul e vermelha), “y”= Amarelo e “K” = Preto.

 

Essa fusão de cores é o suficiente para ser utilizada em impressoras, sendo combinada uma por uma em quantidades diferentes para chegar ao resultado final, a imagem pigmentada.

 

A combinação CMY (Ciano, Mangenta e Amarelo) é utilizada muitas vezes por impressões não massivas, e muita das vezes por impressoras de escritório. Já as impressões massivas como das gráficas, é comum a utilização do CMYK, e o diferencial deste é justamente o preto cujo serve para cobrir as matrizes indesejáveis nas superfícies mais escuras da imagem processada.

 

PANTONE

As cores muito saturadas muitas vezes não podem ser impressas utilizando apenas o CMYK e portanto, processos tais como o Pantone – empresa desenvolvedora do sistema Guias Pantone –  consiste numa palheta com grande número de cartões impressos com uma série de cores exatas, isto é, cores pronta. Sendo assim, caso algum cliente desejar imprimir um material com cores mais “vivas”, as cores Pantone favorecerão este processo moderno.

Elas podem ser combinadas com CMYK ou utilizadas singularmente.

 

Curiosidade:

Países como por exemplo Canadá e Coreia do Sul utilizam na descrição formal de suas bandeiras a coloração Pantone. A Escócia estabeleceu uma medida para definir a especificação que a cor de sua bandeira seja oficialmente o Pantone 300.

A palheta de cores Guias Pantone é de propriedade intelectual exclusiva da Pantone e a utilização gratuita não é autorizada.

 

RGB:

 

O modelo de cores RGB é um modelo adicional de cor baseado nas cores primárias, cujas são: Vermelho, verde e azul em que a combinação consiste através da luz.  O principal objetivo da combinação de cores RGB é para a detecção e exibição de cores em aparelhos eletrônicos, tais como computadores e televisores e também tem sido utilizado nas fotografias convencionais.

 

Curiosidade:

 

Antes da utilização do RGB para monitores, a teoria da luz branca já era utilizada como referência através da percepção humana das cores.  Graças ao prisma de Newton, o físico inglês conseguiu comprovar que a luz branca, ao atravessar o prisma polido, portava todas as cores perceptíveis pelo homem.  E da mesma forma, a união das 3 cores do RGB resulta na cor branca, e controlando sua combinação através da intensidade de cada cor, é formada as demais cores que complementam a imagem.

Deixe uma resposta